quarta-feira, agosto 04, 2010

OS ENSINAMENTOS DE SAI BABA


      

 OS ENSINAMENTOS DE SAI BABA


QUANDO SE PERGUNTA A SAI BABA COMO ELE CONSEGUE FAZER TODOS ESSES MILAGRES, ELE RESPONDE QUE ISSO É POSSÍVEL PORQUE ELE É DEUS. A ÚNICA DIFERENÇA ENTRE SAI BABA E AS OUTRAS PESSOAS É QUE ELE SABE DISSO. ENQUANTO O RESTO DA HUMANIDADE AINDA NÃO COMPREENDEU ESSA REALIDADE. BASICAMENTE, ELE CRIA TODAS ESSAS COISAS COM O PODER DE SUA MENTE. TODOS ESSES MILAGRES SÃO ADMIRÁVEIS, MAS MAIS EXTRAORDINÁRIOS AINDA SÃO O AMOR INCONDICIONAL E O ALTRUÍSMO ABSOLUTO DE SAI BABA. ELE NÃO COBRA PELOS MILAGRES NEM OS REALIZA COM OBJETIVOS EGOÍSTAS. ELE ESTÁ AQUI APENAS PARA AMAR E SERVIR.
ELE DIZ QUE NÃO ESTÁ AQUI PARA CRIAR UMA NOVA RELIGIÃO, MAS PARA CONSERTAR OS ANTIGOS CAMINHOS PARA DEUS. SUA RECOMENDAÇÃO É QUE A PESSOA SE MANTENHA FIEL À SUA RELIGIÃO, QUALQUER QUE SEJA ELA. ELE DIZ QUE ATENDERÁ A TODO PEDIDO SINCERO QUE FOR DIRIGIDO A DEUS, INDEPENDENTEMENTE DE FORMA, PORQUE TODAS AS FORMAS SÃO DE FATO UMA SÓ. COM TODA A ÊNFASE, ELE AFIRMA QUE:

“ HÁ UMA SÓ RELIGIÃO, A RELIGIÃO DO AMOR.
HÁ UMA SÓ LINGUAGEM, A LINGUAGEM DO CORAÇÃO.
HÁ UMA SÓ RAÇA, A RAÇA DA HUMANIDADE.
HÁ UM SÓ DEUS, E ELE É O ONIPRESENTE.”

SUA MENSAGEM MAIS IMPORTANTE É QUE TODOS SOMOS DEUS, O CRISTO, O BUDA, O ATMA, O EU ETERNO; QUE TODOS DEVEMOS VER A NÓS MESMOS E AOS OUTROS DESSA FORMA, PORQUE DO MODO COMO TRATAMOS OS QUE ENCONTRAMOS, ASSIM TRATAMOS A ELE.
SUA DEFINIÇÃO DE DEUS É: “ DEUS É IGUAL AO HOMEM MENOS O EGO”.EGO É A CRENÇA ILUSÓRIA NA SEPARAÇÃO, NO MEDO E NO EGOÍSMO. ELE DIZ QUE “É NOSSA MENTE QUE CRIA A ESCRAVIDÃO, E É ELA TAMBÉM QUE CRIA A LIBERTAÇÃO”.OUTRA PÉROLA DESAIBA BABA DIZ:” MÃOS QUE AJUDAM SÃO MAIS SANTAS QUE LÁBIOS QUE ORAM”.DUAS PRÁTICAS ESPIRITUAIS IMPORTANTÍSSIMAS QUE SAI BABA RECOMENDA SÃO A REPETIÇÃO DO NOME DE DEUS E A ENTOAÇÃO DE HINOS RELIGIOSOS.É IRRELEVANTE O NOME DE DEUS QUE SE RECITA OU A FORMA QUE É VISUALIZADA. POUCO ADOTADA NAS CULTURAS OCIDENTAIS,ESSA PRÁTICA É MUITO COMUM NAS RELIGIÕES ORIENTAIS. MAHATMA GANDHI DISSE QUE ELA ERA UM DOS SEGREDOS DO SEU SUCESSO.ELE RECITA O NOME DE RAMA CONTINUAMENTE. DEPOIS DE SER BALEADO, ELE MORREU COM O NOME DE RAMA NOS LÁBIOS.
O BHAGAVAD GITA DIZ QUE O ÚLTIMO PENSAMENTO QUE A PESSOA TEM ANTES DE MORRER DETERMINA O LUGAR PARA ONDE ELA VAI. NUNCA RECOMENDAREI COM A ÊNFASE NECESSÁRIA A PRÁTICA DA REPETIÇÃO DO NOME DE DEUS E A VISUALIZAÇÃO DE SUA FORMA. SEMPRE QUE UMA PESSOA FICA DESNOTEADA OU É TOMADA POR UMA EMOÇÃO NEGATIVA, ESSA PRÁTICA TEM A VIRTUDE DE ELIMINAR A NEGATIVIDADE E DE RESTABELECER A SINTONIA COM DEUS. A ENTOAÇÃO DE CANTOS DEVOCIONAIS É UMA PRÁTICA SEMELHANTE, MAS ENVOLVE UM POUCO MAIS O CORPO EMOCIONAL, O QUE É REALMENTE  MARAVILHOSO.
SOBRE OS GURUS, SAI BABA DISSE: “ UM GURU É A LUZ QUE MOSTRA O CAMINHO, MAS O DESTINO É DEUS. DEVEMOS SER GRATOS AO GURU, MAS É A DEUS QUE DEVEMOS CULTUAR; ATUALMENTE AS PESSOAS ADORAM O GURU, O QUE ESTÁ MUITO ERRADO.”
SAIBA BABA TAMBÉM PROPÕE ARDOROSAMENTE QUE TRANSCENDAMOS
A DUALIDADE, O QUE SIGNIFICA PERMANECER NUM ESTADO DE EQUILÍBRIO E SERENIDADE A DESPEITO DO QUE POSSA OCORRER AO NOSSO REDOR. A IDÉIA É NOS MANTERMOS TRANQÜILOS NO LUCRO OU NO PREJUÍZO, NO PRAZER OU NA DOR, NA DOENÇA OU NA SAÚDE, NA VITÓRIA OU NA DERROTA , NA CRÍTICA OU NO  LOUVOR. SUPERAR A DUALIDADE É PARTE DO PROCESSO QUE CONSISTE EM DESPRENDERMO-NOS DO EGO PESSOAL, UMA META ESTREITAMENTE RELACIONADA COM O ENSINAMENTO BUDISTA DO DESAPEGO. O MÉTODO DE MEDITAÇÃO ENSINADO POR SAI BABA É EXATAMENTE O MESMO DE PARAMAHANSA YOGANANDA E DE BABA MUKTANANDA. ELE COMPÕE-SE BASICAMENTE DOS MANTRAS OM E SO HAM. NA RÉCITA DO MANTRA SO HAM, DEVEMOS PRONUNCIAR A PALAVRA “SO”AO INSPIRAR E A PALAVRA “ HAM” AO EXPIRAR. É A RESPIRAÇÃO QUE DEVE DIRIGIR O RITMO DO MANTRA. SE A RESPIRAÇÃO FOR LENTA, O RITMO DO MANTRA SERÁ LENTO; SE A RESPIRAÇÃO FOR RÁPIDA, A CADÊNCIA DO MANTRA SERÁ RÁPIDA. AS PALAVRAS “ SO HAM” SIGNIFICAM BASICAMENTE “EU SOU O  EU”. SEGUNDO SAI BABA, ESSAS PALAVRAS NÃO SÃO INDIANAS OU SÂNSCRITAS DE FATO; “ SO HAM” É, NA  VERDADE, O SOM DA RESPIRAÇÃO COMO DEUS A OUVE. QUANDO DORMIMOS, O SOM DO SO HAM SE FUNDE COM O SOM DO OM.
UM OUTRO MANTRA RECOMENDADO POR SAI BABA, EQUIVALENTE AO NOME SAI BABA. É “ SAI RAIM”. BASICAMENTE,  SAI RAM É O CARTÃO DE APRESENTAÇÃO PESSOAL DE  SAI BABA.OS DEVOTOS DE SAI BABA FREQÜENTEMENTE SE SAÚDAM E SE DESPEDEM DIZENDO SAI RAM. A REPETIÇÃO DESSE NOME OU SUA ENTOAÇÃO COMO MANTRA ATRAI SAI BABA, DO MESMO MODO QUE O FAZ SEU NOME VERDADEIRO. PODE-SE TAMBÉM REPETIR SEU NOME E VISUALIZAR SUA FORMA AO LONGO DO DIA OU INVOCÁ-LO QUANDO SE NECESSITA DE AJUDA.
 A RESPEITO DO AMOR, SAI BABA DIZ: “ COMECE O DIA COM AMOR. PREENCHA O DIA COM AMOR. PASSE O DIA COM AMOR. E TERMINE O DIA COM AMOR, PORQUE ESSE É O CAMINHO PARA DEUS.”BABA TAMBÉM ENSINA QUE DEVEMOS NOS LIVRAR DE TODO DESEJO, EXCETO O DESEJO DA LIBERTAÇÃO E DA REALIZAÇÃO DIVINA.SAI BABA DIZ QUE AS PESSOAS SÃO LÂMPADAS COM DIFERENTES VOLTAGENS.” SOMOS TODOS LÂMPADAS; A DIFERENÇA É QUE MINHA VOLTAGEM É MIL, ENQUANTO A DA MAIORIA DAS PESSOAS VARIA ENTRE VINTE E CEM.”.ELE TAMBÉM DIZ QUE DEUS ESTÁ ESCONDIDO PELA MONTANHA DO EGO, E QUE A PESSOA QUE CONSEGUE CONTROLAR SUA RAIVA, SEU EGO E SEUS APEGOS É UM GRANDE IOGUE.SAI BABA  DIZ QUE O CORPO FÍSICO É UMA CASA QUE DEUS ALUGA PARA AS PESSOAS. A PESSOA MORA ALI ENQUANTO ELE QUISER E PAGA O ALUGUEL COM A FÉ, A DEVOÇÃO E A PRÁTICA ESPIRITUAL. BABA TAMBÉM FALA BASTANTE SOBRE A IMPORTÂNCIA DE DESENVOLVER UM CARÁTER IRREPREENSÍVEL. ELE DIZ: “DÊ O MELHOR DE SI, E DEUS CUIDARÁ DO RESTO.” TAMBÉM DIZ QUE SEJA O QUE FOR QUE O SENHOR DÊ, DEVEMOS ACOLHER COM IGUAL SERENIDADE. ELE AFIRMA QUE A REMOÇÃO DA IMORALIDADE É O ÚNICO CAMINHO PARA A IMORTALIDADE.


FONTE: LIVRO MANUEL COMPLETO DE ASCENSÃO
JOSHUA DAVID STONE
EDITORA: PENSAMENTO

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!
Tenha um dia abençoado e que as bênçãos de Deus sejam sempre frequentes em sua vida! Amém.

 
Facebook Twitter Orkut My Space Digg yahoo Mais...